quarta-feira, junho 14, 2006

O elemento unificador

Nossa história é marcada por mitos, heróis e personagens criados para exacerbar o patriotismo brasileiro. Quando o Brasil se torna independente de Portugal cria-se o mito Tiradentes, um herói desenhado a partir da imagem popular de cristo. Um homem barbudo, que morre vítima da injustiça dos homens defendendo um bem maior, a liberdade brasileira. Mas, vale lembrar que Tiradentes só foi elevado à condição de herói quase cem anos após sua morte. Esse herói foi criado para que a população se identificasse com a “nova” nação que surgia, e não questionasse sua legitimidade.

De tempos em tempos nosso país, de dimensões continentais, precisa de novos heróis para a manutenção da unidade nacional. A diversidade cultural no Brasil é imensa, sendo assim, se não houvesse mitos unificadores nosso país se fragmentaria em várias pequenas nações. Hoje quem exerce essa função de mito unificador é o futebol. É a única hora em que a maior parte dos brasileiros se sente patriota. Defendem e usam as cores da bandeira, se reúnem e gritam como em uma guerra. É o momento de sentir orgulho de ser brasileiro.

Mas o orgulho e a garra terminam aí. Enquanto o Brasil joga nenhuma escola nova é construída. Nenhum hospital recebe mais verbas. Nenhuma verba adicional é enviada para a educação. Pelo contrário, as falcatruas continuam em Brasília. Os mesmos ladrões continuam roubando o dinheiro do povoe ninguém faz nada, pois todos estão felizes com mais uma vitória do Brasil.

Vitória? Acho que só teremos uma vitória de fato quando todas as injustiças acabarem, quando todos os corruptos estiverem presos e quando todos tiverem igualdade de fato. Mas enquanto houver uma copa, um jogo da seleção, ninguém pensa nisso pois estão todos muito bêbados para pensarem em alguma coisa.