domingo, abril 16, 2006

O que fazer?

Acredito que seja mais que conhecido o fato de que o sistema capitalista chegou a tamanha contradição que as forças contrárias surgiram e irão derruba-lo. Porém, lanço aqui uma questão a todos os revolucionários que queiram um sistema mais justo e sem a exploração capitalista. O que fazer para acelerarmos o processo de destruição deste sistema? O que podemos, como revolucionários, fazer para ajudar na derrocada deste sistema? Quais serão as nossas ações, uma vez que elas têm de ser extremamente pensadas para que nosso movimento não caia em contradição com os ideais revolucionários.

O que fazer?

Seguiríamos uma ideologia leninista, com a criação de um partido revolucionário? Seguiríamos uma ideologia Stalinista, com o fechamento de nossas fronteiras? Seriamos trotskistas, seguindo um caráter internacionalista? Ou anarquista levando o auto-governo ao povo?
Penso que ainda existe uma outra opção: a criação de um modelo autentico, diferente do que já foi criado e do que já fracassou no mundo. Para tanto teríamos que discutir nossa ideologia, pois seriamos a vanguarda revolucionária. Só depois partiríamos para a questão prática. Se não for assim o movimento está fadado a rupturas. E rupturas são sinal de fraqueza, de desunião. Se não conseguimos união nem mesmo dentro da vanguarda revolucionária podemos esquecer a ação direta, pois ela estaria fadada ao fracasso. Não conseguiríamos apoio popular.