sexta-feira, julho 06, 2007

PMs participaram de 1/3 das chacinas ocorridas em SP
















São Paulo - Uma em cada três chacinas ocorridas desde janeiro do ano passado em São Paulo teve participação de policiais militares. Das sete que aconteceram este ano na capital, três tiveram PMs entre os autores. Nos dois casos mais graves, nas zonas oeste e norte da capital, morreram sete e seis pessoas, respectivamente. No último ano e meio, ocorreram 28 chacinas na capital - crime em que mais de duas pessoas são assassinadas na mesma ação. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esclareceu 19 casos e, em outros dois, deste ano, as investigações estão avançadas. Dessas 21 chacinas, os policiais tiveram participação em sete casos.

O caso mais recente do gênero aconteceu na madrugada de sábado, na Vila Albertina, zona norte, quando seis pessoas morreram. Moradores suspeitam da participação de policiais pelo fato de carros oficiais terem chegado em menos de 15 minutos ao local do crime para retirar os corpos. Entre as balas encontradas na cena da chacina, havia cápsulas de pistola calibre 40, de uso restrito da polícia. O DHPP ainda não esclareceu o crime.

Pelas costas - O caso mais grave envolvendo policiais ocorreu em 1º de fevereiro, no Jardim Elisa Maria, zona norte. Às 20h45, um Fiat Palio, com quatro ocupantes e vidros com película, identificaram-se como policiais e pediram para que sete jovens - quatro deles menores de idade - que conversavam em um escadão virassem de costas, antes de iniciar os disparos com pistolas 380 e calibres 38 e 40. Nenhuma das vítimas tinha ficha criminal. Um sobreviveu.